Complexidade: se o seu produto exige várias etapas de fechamento, como orçamentos exclusivos, pré-projeto de instalação, testes, amostras, entre outras, então vale a pena investir na Pré-venda.
Se a venda for transacional, ou seja, que envolve uma troca simples, sem muitas questões técnicas ou situacionais, então não faz sentido ter Pré-venda.
Lifetime value: é o quanto seu cliente rende para sua empresa ao longo de um determinado período. A pré venda te auxilia a aumentar o Lifetime Value, visto que a fidelização de clientes aumenta.
B2B ou B2C: em teoria, faz mais sentido para empresas que vendem para outras empresas (B2B). Mas há casos em que a venda direta ao consumidor faz sentido com a pré-venda, principalmente em casos onde a empresa já possui um banco de leads grande (100 por semana no mínimo)
Gasta muito com vendas no campo: Seu vendedor sai do escritório, vai até um cliente em potencial e seu vendedor sequer foi recebido. Todos os custos envolvidos com esses casos caem muito com um setor especializado na pré venda.
Expansão de mercado: se sua empresa está buscando novas parcerias, lançando um novo produto, ou quer ampliar o mercado, vale a pena ter a Pré-venda para extrair um grande volume de informações que podem trazer grande alavancagem para a empresa.